Suyan de Mattos
1962, Rio de Janeiro/DF. Reside e trabalha em Brasília. Pós-doutorado em Artes, UBA/Argentina e Doutorado em História da Arte, UNAM/México. Curadoria das exposições As Caixas, Museu Vivo da Memória Candanga, Carta/Obra, deCurators Galeria, Brasília/DF e Centro Cultural Brasil México. Exposições individuais no Museu de Arte de Goiânia, Museu de Arte de Blumenau, Galeria da FAV/UFG, Galeria da CAL/UnB, Projetos Atos Visuais e Prima Obra da FUNARTE/Brasília. Exposições coletivas, nacional e internacionalmente, entre elas MUDA, com o Coletivo F.A.D.A., CAL/UnB, Curanderias e Ebulições, exposição virtual, Coletivo F.A.D.A., III Semana do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da URCA (Universidade Regional do Cariri), Sobre Pães Pequenos: Notas sobre o Isolamento/M’ART, OndeAndaOnda I, II, e III, Museu Nacional de Brasília/Brasil, a IX Bienal Nacional de Santos de Artes Visuais, III Salão Nacional de Artes de Goiás, quinto lugar e menção honrosa no III Salão de Artes Plásticas de Brasília, menção honrosa no II Salão de Artes Plásticas de Brasília, II Bienal Nacional de Pintura Pascual/México; II Bienal Nacional de Dibujo y Pintura Orozco/México. Participou de residências artísticas na Espanha, Chile, Portugal e pela BabBienal, Búzios/RJ. Coordenadora e curadora da residência artística Hospitalidade/Casa Aberta, em Olhos d’Água/GO, da Residência Volante. No desenvolvimento do seu trabalho utiliza-se de múltiplas linguagens na composição de narrativas, pautadas, principalmente, pela ótica do mundo sexual e sensual feminino/feminista, cujas evidências são coletadas em memórias vividas diariamente como mulher nos tempos atuais.
Currículo
Formação Acadêmica
2003 – Pos-doutorado em Artes – Universidad de Buenos Aires/UBA (tutoria de Andrea
Giunta);
1996 – Doutorado em História da Arte, Instituto de Investigaciones Estéticas, Universidad
Nacional Autonoma de México/UNAM (orientação de Rita Eder).
1993 – Mestrado em Artes Plásticas, Academia de San Carlos – Universidad Nacional
Autónoma de México/UNAM (orientação de Armando Torres-Michúa)
Distinções e Principais Exposições:
2021 – Sobre Pães Pequenos: Notas sobre o Isolamento (curadoria de Silvie Eidam e Marília Panitz), M’ART; Obra-Arquivo MAB, deCurators, curadoria de Cinara Barbosa; A Mulher Forte Arrancou a Dor e a Aprisionou Numa Caixa (Sob a Alegação que Ela Representa o Passado), exposição digital Museu de Arte de Goiânia/MAG e exposição presencial Museu Nacional da República/MuN, ambas curadorias de Ralph Gehre, Brasília.
2020 – Exposição coletiva MUDA, com o Coletivo F.A.D.A, Casa de Cultura da América Latina/CAL – UnB, Brasília/DF; Curanderias e Ebulições, exposição virtual, Coletivo F.A.D.A., por ocasião da III Semana do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da URCA (Universidade Regional do Cariri).
2019 – Exposição Onde se Formam as Lembranças, Galeria Casa/Matéria Plástica Galeria, Série Colecionadores/Fernando Bueno, Hill House, CasaPark, Brasília/DF, Do Sofrimento, Das Injúrias e da Verdadeira Paciência, deCurators Galeria, performance Anatomia da Dor, deCurators Galeria, Brasília/DF, 4a Bienal Nacional de Diseño UBA (participação como assistente de workshop Qué tan cerca está el río?, produção colaborativa de cartazes), BsAs/ Argentina, Onde anda a onda III, Espaço Cultural Renato Russo, Brasília/DF.
2018 – Exposição individual Suyan de Mattos, Casa dos Quatro Galeria, Brasília/DF, exposição coletiva De la Norma al Nombre, Centro Cultural Brasil México, Ciudad de México/México, Carta/Obra (3a edição), Centro Cultural Brasil México, Ciudad do México/ México; Inauguração da Calçada Portuguesa (pedras portuguesas) na calçada em frente à galeria deCurators; OndaAndaaOnda III, Galeria Parangolé, Espaço Cultural 508 Sul,
Brasília/DF. Ação artística (grafite) Calçada Portuguesa nas seguintes localidades: Museu Nacional da
República, deCurators, Alfinete, Elefante, Referência, Galeria UnB, FUGA, Brasília/DF – Brasil; Memorial de Olhos d’Água e Núcleo de Arte do Centro-Oeste/NACO – Olhos d’Água/ GO – Brasil; Centro Cultural Brasil México (sobre o tapete de entrada e na via pública) e Embaixada do Brasil (sobre o tapete de entrada), Cidade do México/México.
2017 – Não Matarás, Museu Nacional da República, Brasília/DF; ação artística Tratado de Tordesilhas, Praça de Olhos d’Água, Alexânia/GO; OndaAndaaOnda II, Museu Nacional da República, Brasília/DF.
2016 – Exposição coletiva Carta/Obra (1a e 2a edição), deCurators Galeria, Brasília/DF (curadoria); OndaAndaOnda I, Museu Nacional da República, Brasília/DF.
2015 – Exposição individual Escritura Privada, Museu de Arte de Goiânia/MAG – GO; OndeAndaaOnda, Museu Nacional, Brasília/DF; Aqui Jaz a Natureza Morta, com Suyan de Mattos e Hilan Bensusan (concepção da artista), curadoria de Gisel Carriconde Azevedo, deCurators Galeria, Brasília/DF; Cemitério do Peixe: Morte e Magia nas Artes Visuais,residência artística, Conceição do Mato Dentro/MG.
2014 – Participou da performance “Neuys, a Senhorita e o seu Motor Norte”, na inauguração da exposição de Joseph Beuys – Res-pública: conclamação por uma alternativa global, no Museu Nacional da República, Brasília/ DF; exposição coletiva Museu Histórico e Artístico de Planaltina/DF com acervo do Museu de Brasília /MAB (curadoria Wagner Barja)
2013 – OBRANOME III, Antologia da Poesia Visual/Língua Portuguesa, Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça/Portugal; Exposição individual Os Abandonos (vídeo-instalação) no Museu de Arte de Blumenau/SC; Performance Escritura Pública em Westerpark Gas Frabrick, Amsterdam, Holanda.
2012 – XI Salão Latino Americano de Artes Plásticas, Santa Maria/RS, Performance Ato Subverviso Dona JupYra, a Musa Tupi or not Tupi por ocasião da abertura do Prêmio Situações Brasília no Museu Nacional de Brasília; Exposição individual Vitrine: Os Mundos do Lobo (espaço da dor), Casa da Praça, Castro/PR, XI Bienal do Recôncavo, VI Bienal do Esquisito, 70o Salão Ararense de Artes Plásticas Contemporâneo 2012/SP, “O Semi-Círculo”, Museu Nacional da República/MuN, Brasília.
2011 – Desvenda/ Feira de Arte Contemporânea por ocasião da 10a SPA das Artes no Museu Murillo La Greca, em Recife, II Belvedere Paraty Arte Contemporânea.
2010 – Exposição individual Hades das Artes: a exumação da memória recente (fotografia e erformance),Galeria da FAV/UFG; exposição individual (objetos e instalação) Vou te contra um segredo: o coração emudece…, Galeria da CAL/UnB.
2009 – XV Salão UNIFOR Plástica, Fortaleza/CE, IX Prêmio de Arte Contemporânea do Iate Clube, Brasília/DF.
2007 – Exposição individual “I love you, Suyan” (instalação) Galeria da CAL-UnB, “Acervos em Movimento”, Museu de Arte de Brasília/MAB.
2006 – X Bienal Nacional de Santos de Artes Visuais, Centro Cultural Patrícia Galvão, Santos/ SP.
2005 – Projetos Atos Visuais, Marquise da FUNARTE/Brasília, Artistas de Goiânia e Brasília, curadoria de Divino Sobral e Carlos Sena, exposição coletiva Galeria da Faculdade de Artes Visuais, FAV/UFG-GO.
2004 – IX Bienal Nacional de Santos de Artes Visuais, Centro Cultural Patrícia Galvão, Santos/SP; ABC – Arte Brasiliense Contemporânea, curadoria de Carlos Sena e Divino Sobral, Galeria de Arte Faculdade de Artes visuais/FAV – UFG, Goiânia/GO.
2003 – III Salão Nacional de Artes de Goiás, curadoria de Waldir Barreto Filho, Flamboyant Centro Cultural, Goiânia/GO.
2001 – Exposição coletiva Do Sofrimento, das Injúrias e da Verdadeira Paciência, Galeria ACBEU, Salvador/BA; Valha-me, Deus, Galeria Parangolé, Espaço Cultural 508 Sul, Brasília/DF.
1998 – Quinto lugar e menção honrosa no III Salão de Artes Plásticas de Brasília e individual Projeto Prima Obra de 1998, Galeria da Funarte, Brasília/DF.
1997 – Menção honrosa no II Salão de Artes Plásticas de Brasília, curadoria de Wagner Barja, Iate Clube de Brasília/DF.
1994 – II Bienal Nacional de Pintura Pascual, Museo Carrillo Gil, CDMX/México.
1993 – II Bienal Nacional de Dibujo y Pintura José Clemente Orozco, Instituto Cultural Cabañas, Guadalajara/México.
1992 – La Saciedad de las Pinturas Muertas, curadoria de Juan Rumoroso, Ex-teresa Arte Actual en Ciudad de México.
Residência Artística
2019 – Obra-Arquivo MAB, curadoria Cinara Barbosa, apoio FAC.
2015 – Ocupação Cemitério do Peixe: magia e morte nas artes visuais, 11a Edição da Rede Nacional Funarte de Artes Visuais
2014 –XIV Residencia de Arte Contemporáneo de Curatoría Forense, com o Projeto Museo Sin Pierna, Villa Alegre, Chile.
2013 – Can Serrat, com o Projeto Escritura Privada, Le Bruc, Barcelona/Espanha.
2012 – Bab Bienal, com o Projeto Escritura Pública, coordenação Bab(e)ducativo: Armando Mattos, Armação de Búzios/RJ.
Museus e Coleções
2019 – Coleção Fernando Bueno
2010 – Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília/DF
1998 – Galeria Homero Massena, Vitória/ES
1995 – Museu de Cozumel, México
Residência Artística
2019 – Residência artística internacional Volante 2a edição, exposição TransMito, Sobradinho/DF, (concepção, curadoria e coordenação residência artística). Residência artística Hospitalidade/Casa Aberta: Olhos d’Água 2a edição (júri Wagner Barja, Gisel Cariconde Azevedo e Valéria Pena-Costa). Selecionados: André Felipe Cardoso, Cecília Lima, Cleber Cardoso Xavier e Raissa Studart, Olhos d’Água/GO. Exposição coletiva dos 2os residentes do Hospitalidade, Café Dona Lembrança/Vila Mamulengo, curadoria Gisel Carriconde Azevedo & Hilan Bensusan (concepção e coordenação residência artística), Olhos d’Água/GO.
Exposições individuais dos 1os residentes do Hospitalidade, NACO/Núcleo de Arte do Centro-Oeste, curadorias de Cintia Falkenbach e Nivalda Assunção, Olhos d’Água/GO.
Residência artística internacional Volante 1a edição, ocupação Plaza Almagro, Buenos Aires/ Argentina (concepção, curadoria e coordenação residência artística).
2018 – Residência artística Hospitalidade/Casa Aberta: Olhos d’Água 1a edição (júri Wagner Barja e Gisel Cariconde Azevedo). Selecionados: Danna Lua Irigaray, Iguinho Krieger, Leci Augusto, Matheus de Simone, Raissa Studart, Olhos d’Água/GO.
Exposição coletiva dos 1os residentes do Hospitalidade, Memorial de Olhos d’Água, curadoria Wagner Barja (concepção e coordenação residência artística), Olhos d’Água/GO.
Coordenações de Salões de Arte
2000 – Prêmio de Linguagem Visual: Incentivo à Produção Artística, Casa de Cultura da América Latina/CAL – Instituto de Artes/IDA – UnB, jurados: Wagner Barja, Elder Rocha e Tânia Fraga.
1998 – Primeiro Salão de Linguagem Visual/FADM, Galeria da Caixa Econômica Federal, Brasília/DF, jurados: Evandro Salles, Mário Jardim e Renata Azambuja.
Curadoria
2020 – Exposição e ocupação coletiva 40 Antenas e Algumas Parabólicas [projeto atual sobre o isolamento social], curadoria com Hilan Bensusan e acompanhando crítico de Marília Panitz.
2019 – Exposição coletiva TransMito, ManoObra Galeria, Sobradinho/DF, expografia coletiva.
2018 – Exposição coletiva As Caixas, Museu Vivo da Memória Candanga, Exposição coletiva Carta/Obra (3a edição), Centro Cultural Brasil México, Cidade do México/México.
2017 – Exposição coletiva Carta/Obra (1a e 2a edição), deCurators Galeria, Brasília/DF.